segunda-feira, 24 de abril de 2023

2ª Mostra Tecer São Chico abre inscrições para espetáculos de artes cênicas e música

Promover o acesso à atrações artísticas de qualidade de forma gratuita. Esse é um dos objetivos da 2ª Mostra Tecer São Chico, promovida pela companhia Tecer Teatro, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com o patrocínio das empresas ArcelorMittal via Fundação ArcelorMittal, Full Port e Logimodal. O evento, que teve sua primeira edição realizada de forma online, em 2022, abrirá inscrições para espetáculos de artes cênicas e música no dia 1 de maio. Para acessar o formulário de inscrição clique aqui


"Este ano, vamos priorizar o acesso de crianças, jovens, e adultos, alunos da rede pública de ensino e seus professores. Queremos atuar na formação do nosso público, através da realização de oficinas de dança, teatro e de figurino, bem como de vivências arte educativas de dança criativa, dividindo experiências e saberes, contribuindo para o processo de aprendizado e autoconhecimento", explica Fabiana Ferreira diretora da Tecer Teatro.




Podem se inscrever para a 2ª edição da Mostra, artistas ou grupos artísticos com espetáculos já produzidos e estreados, de dança, teatro, circo ou música, que sejam das cidades de São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio Negrinho e São Bento do Sul. "Não há um tema a ser seguido, mas daremos preferência aos espetáculos de classificação indicativa livre, pois grande parte do nosso público será de jovens e crianças de escolas públicas", ressalta Fabiana.


Ao total, serão 5 espetáculos selecionados para a 2ª Mostra Tecer São Chico. E as apresentações estão previstas para o mês de setembro: "Para a escolha, a comissão organizadora levará em consideração alguns critérios, como o histórico do grupo ou do artista; a relevância dos temas abordados, de acordo com as diferentes faixas etárias que irão compor a grade de programação da Mostra; a qualidade técnica e artística; a capacidade de adaptação dos espetáculos ao local onde serão realizadas as apresentações; dentre outros pontos descritos no edital".

As inscrições podem ser feitas no site da Mostra até o dia 4 de junho. O edital completo está disponível aqui. O resultado será divulgado no dia 15 de junho. Dúvidas sobre o processo de inscrição podem ser enviadas para 2mostratecersaochico@gmail.com


Primeira edição presencial


Esta será a primeira edição da Mostra a ser realizada presencialmente, na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. As apresentações acontecerão no Cine Teatro X de Novembro, entre os dias 9 e 26 de setembro. A programação contará com 7 diferentes atrações - 5 selecionadas pela comissão avaliadora e 2 convidadas -, distribuídas em 30 sessões. "Nossa expectativa é receber cerca de 10 mil pessoas. Serão 23 apresentações seguidas de debates, que ocorrerão em dias letivos, dirigidas aos alunos e professores da rede pública, e 7 sessões abertas ao público em geral. Todas terão entrada gratuita ", conta a diretora da Tecer Teatro.


A programação do evento também contará com oficinas das mais diversas áreas, que têm como objetivo propor a troca de conhecimentos artísticos com o público. São elas:

  • Oficina de Dança Criativa, destinada a crianças de 9 a 11 anos, com 9 horas de duração, facilitada pela arte educadora Cláudia Maiole, disponibilizada em 16 vagas.

  • Oficina de Criação de Fantasias com Material Reciclado, destinada a crianças de 5 a 8 anos, com 9 horas de duração, facilitada pela arte educadora Cristine Conde, disponibilizada em 10 vagas.

  • Oficina de formação teatral intitulada "O Jogo Teatral como Estímulo Criativo", destinada à formação de jovens atores, aos atores em processo de profissionalização, bem como aos interessados na arte da atuação, com 12 horas de duração, facilitada pelo arte educador Mauro Zanatta, criador da Escola do Ator Cômico, de Curitiba, disponibilizada em 16 vagas.

  • 20 vivências arte educativas de dança criativa, com 2 horas de duração cada, disponibilizadas em 16 vagas cada, alcançando um público total de 320 pessoas. Será dirigida a crianças e jovens de 9 a 11 anos e conduzidas pelas arte educadoras Fabiana Ferreira e Cláudia Maiole.

Conheça a Tecer Teatro

Com 19 anos de história, a Tecer Teatro desenvolve espetáculos, ações formativas, mostras, festivais de artes cênicas e produções audiovisuais, realizando um trabalho arte educativo de inclusão, democratização do acesso à arte e fomento da economia criativa.


"Trabalhamos com o teatro para crianças desde a nossa fundação. Fazer obras com classificação indicativa livre e especialmente recomendadas para crianças é um reflexo natural de nossa verve arte educativa, nossa crença em um futuro melhor e nosso modo de lutar por ele. Nossos espetáculos teatrais tem como ponto de partida a fusão de linguagens, agregando artistas de diferentes áreas para a construção de novas dramaturgias. A investigação se dá por questionamentos e inquietações humanas e sociais procurando uma expressão autoral original que expresse os anseios contemporâneos", diz Fabiana.


Para mais informações, acesse www.mostratecersaochico.blogspot.com



com.tato - curadoria de comunicação

Assessoria de imprensa da Mostra Tecer São Chico

Jornalistas responsáveis: Karoline Lopes e Marcela Güther

Contato: marcela@comtato.co ou (47) 9.9712-5394





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário